De acordo com algumas informações, existem mais de 5 mil espécies de um inseto espalhando pelo mundo, esse inseto que possui um formato de escudo, pertence a família Pentatomidae, e são conhecido como percevejos.
E uma espécie desses percevejos é capaz de fazer um grande estrago, o percevejo-fedorento, que também é conhecido como maria-fedida.
Eles emitem um cheiro muito forte que chega a ser comparado com muitos odores, como por exemplo, meias velhas, mas ainda existe uma explicação para isso. Existem dois produtos químicos que são fazem com que eles emitam esse mal cheiro, é o trans-2-octenal e o trans-2-decenal.
Para muitos, esse odor serve apenas para afastar os predadores, mas não, alguns pesquisadores descobriram que esse fedor inibe o crescimento de bactérias e possui um papel de extrema importância para a sobrevivência dessa espécie.
Durante o inverno, esses percevejos sempre procuram um local mais quente para ficar e se abrigar. Um local muito comum para eles são as árvores mortas. Mas é comum eles encontrarem um caminho aberto para as casas das pessoas, através de portas e janelas.
Alguns estudos apontam que a maria-fedida pode rastejar por uma fenda maior que 7 milímetro. Depois que ela encontra o local ideal para ficar, libera feromônios de agregação.
No geral, esses insetos são inofensivos, eles não mordem e não picam, apenas emitem esse odor que incomoda quem está por perto.